sábado, 21 de novembro de 2009


O que e o crack?

O crack deriva da planta de coca, é resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos.
O surgimento do crack se deu no início da década de 80, o que possibilitou seu fumo foi à criação da base de coca batizada como livre.

O consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos. Por ser estimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente, a morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco.

Quais as conseqüências do uso do crack?

O uso do crack pode afetar todas as funções vitais do nosso corpo:
O dependente de crack chega a passar dois ou três dias sem dormir e comer. Perde peso e massa muscular.
Afeta os pulmões causando tosse, falta de ar e dores fortes no peito, pelo fato da fumaça do crack gerar lesões nos pulmões, o que deixa os usuários mais vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose.
O coração também e afetado: a liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva o aumento da presença de adrenalina no organismo. A conseqüência é o aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, podendo chegar ao enfarto.
Há oscilações de Humor: O Crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixa resistência às frustrações e dificuldade de ter relacionamentos afetivos. O tratamento permite reverter parte dos danos, mas às vezes o quadro é irreversível.
Juntamente com um prejuízo cognitivo como: dificuldades de compreensão, de memória, de atenção.
Doenças Psiquiátricas também são comuns em razão da ação no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer como psicoses, paranóias, alucinações e delírios.

No sexo o desejo sexual diminui. Os homens têm dificuldade de ereção. Pela promiscuidade aumenta risco de DST/Aids.
E por fim devido a exposição à violência, os riscos aumentam, sejam pelas dívidas com traficantes, por disputa de ponto de venda, envolvimento com ilícitos penais, e óbitos conexos a doenças respiratórias, circulatórias e desnutrição.

Fonte :

http://proerdpanambi.blogspot.com/2009/09/quais-as-consequencias-do-crack.html

http://www.brasilescola.com/drogas/crack.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário